Acontece no IDS

Dia Internacional da Língua Materna

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Língua Materna, o IDS promoveu uma tarde onde os alunos do curso profissional de Artes de Espetáculo-Interpretação, fizeram a apresentação de trabalhos sobre diversos escritores portugueses e lusófonos perante toda a comunidade escolar. Na génese desta iniciativa, esteve a professora do IDS, Sandra Ouro.

Foi ainda entregue o prémio do Concurso Literário – Prémio de Literatura do IDS, ao aluno João Teixeira, autor do texto vencedor selecionado pelo júri, entre as mais de 30 participações. Parabéns a todos!

Durante a tarde foram apresentados os seguintes trabalhos:
– Cantiga de amigo – Turma 07
– Leitura do poema “Gil Vicente apresenta-se” – autoria e interpretação da Turma 07
– Camões – poema cantado – “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades” – Turma06
– Leitura do poema – “Camões dirige-se aos seus contemporâneos” – Jorge de Sena
– Padre António Vieira – Leitura de dois textos – Os Direitos Humanos e o Padre António Vieira
– Apresentação de exercício de Movimento – Turma 06
– Tertúlia Literária – encontro de vários escritores – Leitura dramatizada de textos da autoria dos alunos da Turma 06, a partir de dados biográficos de diversos escritores.

Sobre o Dia Internacional da Língua Materna:
Pela defesa da pluralidade de culturas e respeito pelas características individuais.
A língua materna estrutura-nos, é a nossa raiz, individual e grupal. Aprendemo-la na infância, crescemos nessa língua e vamos intuindo (e ajuizando sobre) o funcionamento dela. Comunicamos, pensamos, sentimos, criamos com e pela língua materna; ela é sinónimo de identidade cultural. A língua portuguesa tem cerca de 250 milhões de falantes.
No dia 21 de fevereiro comemora-se o Dia Internacional da Língua Materna. A sua comemoração remonta a 1999, altura em que foi proclamada pela UNESCO e reconhecida formalmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas; Na sua origem encontra-se um acontecimento datado de 1948. Nesse ano, o Governo do Paquistão declarou o urdu como única língua oficial para todo o território; no Paquistão de Leste (atual Bangladesh), cuja maioria de falantes tinha como língua materna o bengali, houve protestos. Em 21 de fevereiro de 1952, em Dhaka, durante uma manifestação em defesa do reconhecimento do bengali, alguns estudantes universitários e ativistas políticos enfrentaram forças policiais, acabando por ser mortos.
Quando se comemora o Dia Internacional da Língua Materna pretende-se proteger todas as línguas faladas no Mundo, honrando tradições culturais e respeitando a diversidade linguística. Estima-se que metade das quase 6000 línguas faladas no Mundo esteja em risco de desaparecer.

Texto adaptado (Porto Editora)

IDSDia Internacional da Língua Materna

Notícias Relacionadas