Acontece no IDS

III Jornadas Internacionais do Pensamento Emocional

As III Jornadas Internacionais do Pensamento Emocional realizaram-se no passado dia 16 de maio, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Sob o tema Olhares Diversos da Educação em Comunidade, foram propostas três vertentes de discussão: Comunidade de Inovação, Comunidade Saudável e Comunidade Sustentável.O Instituto para o Desenvolvimento Social – IDS, parceiro neste evento, regista com enorme agrado a elevada qualidade dos participantes nacionais e internacionais, e bem assim a participação dos seus estudantes, que fizeram parte de um workshop participativo.

Em formato de conferência, as Jornadas proporcionaram variados momentos de aprendizagem imersiva, que incluíram apresentações, mesas redondas e workshops participativos, moderados num modelo “Fishbowl”.Ao longo das sessões de trabalho, foi possível aplicar de modo prática os resultados da investigação e intervenção relativa às diferentes formas e ferramentas para a aprendizagem.

Num ambiente informal, estas Jornadas revelaram novas experiências, com recurso a meios tecnológicos e dinâmicas inovadoras de aprendizagem integrada, com conteúdos transversais e transdisciplinares. Do programa destacaram-se as talks interativas de Sharath Jeevan, sobre a comunidade inovadora; Carlos Neto, a respeito da comunidade saudável; e Tiago Pitta e Cunha, no domínio da comunidade sustentável.

Outros momentos altos consistiram nas mesas-redondas “Fishbowl”, em que se debateram as emoções e a legalidade, sendo o painel composto por Laborinho Lúcio, Carlos Alberto Poiares, Carlos Pinto de Abreu e Hugo Batista e GuinoteO bem-estar comunitário preencheu o debate moderado por Maria Paula Branco, Diretora Executiva do IDS, com Ricardo Mexia, Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar – Lisboa, Rosário Farmhouse, Presidente da Comissão Nacional para a Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens, e Teresa Martins, autarca da JF de Carnide – Lisboa.

Nas sessões paralelas, foi possível participar no workshop “Yoga Spirit Portugal”, com Jean-Pierre Oliveira, e no workshop “Flow in Emotion”, com Joana Coutinho. Mesmo num encontro muito dinâmico, sem períodos mortos, houve ainda a oportunidade de frequentar o espaço para Speed Dating de trabalhos científicos.

Momento alto foi o da elaboração de um Manifesto, em que os jovens tiveram uma voz particular, ao expressarem o que esperam do futuro e as preocupações que sentem relativamente a uma vida saudável, sustentável e inovadora.

Mais informações em : https://pensamentoemocional.pt/ e https://pensamentoemocional.pt/partners

IDSIII Jornadas Internacionais do Pensamento Emocional