O Presidente da Junta de Freguesia de Carnide, Fábio Martins de Sousa, deslocou-se no dia 14 à Escola Profissional IDS, para receber, das mãos dos Assistentes Operacionais, 88 máscaras protetoras sociais, que estes confecionaram para a comunidade sénior de Carnide (Lisboa).
As primeiras confecionadas foram entregues aos nossos estudantes que, nesta segunda fase de desconfinamento, retomaram hoje as aulas presenciais e haviam manifestado essa necessidade para si ou para seus familiares.
Em tempo de pandemia, os claustros da Escola transformaram-se em “atelier de costura”, para concretizar a iniciativa dos nossos auxiliares de ação educativa (AAE), na confeção de máscaras protetoras, laváveis, em tecido e com filtro.
Máscaras com estória
As primeiras 39 máscaras nasceram de um lençol de bebé que esperou 27 anos, numa gaveta, para fazer parte de uma causa solidária. Tal como a própria Escola Profissional, também esta ação é inspirada pela solidariedade e pela inovação. O lençol de bebé foi oferecido pelo nosso Assistente Operacional, Carlos Natário, e o seu gesto serviu de mote para que outros colegas se juntassem oferecendo tecidos em algodão.
Através de um desafio lançado aos Encarregados de Educação, foi possível obter os metros de elástico e tecidos em algodão, tão necessários para materializar a ideia. A este movimento juntou-se uma amiga do IDS, Judite Marote, que criou o postal que contêm uma mensagem com recomendações de utilização e respetiva higienização da máscara.
A confeção destas “Máscaras feitas pelo IDS, com Amor” passará a fazer parte da história da Instituição, que tem como lema “Uma Escola Inspirada na Solidariedade e Inovação”.
Fica aqui um agradecimento especial a:
Carlos Jorge Natário
Lídia Maria Gonçalves
Maria Arsénia Magalhães
Maria Guilhermina Rodrigues
Nuno Miguel Cordeiro