Mediador/a Intercultural
Formação Profissional Gratuita
Curso Profissional de Mediador/a Intercultural
Colaborar na integração de diferentes grupos étnicos e culturais, nomeadamente, comunidades migrantes, comunidades ciganas, entre outras, intervindo no planeamento, organização, implementação e avaliação de projetos e/ou atividades de mediação intercultural, estabelecendo processos integrados de comunicação, facilitação, mediação e negociação entre as partes envolvidas no quadro de uma cidadania ativa e inclusiva, prevenindo situações de vulnerabilidade, tensão, risco e/ou conflito.
Embaixador do Curso
Dino d’Santiago
A carreira musical de Dino d’ Santiago iniciou-se quando começou a cantar no coro da igreja, ainda em criança. Nos anos 90 do século passado, começa a compor. Foi distinguido pela câmara municipal de Loulé com a Medalha de Mérito – Grau Ouro em 2021. É o artista que mais prémios recebeu nos Play – Prémios da Música Portuguesa. O projeto Nu Soul Family foi premiado com o MTV Europe Music Award para Melhor Artista Português em 2010. Em 2020, Dino d’ Santiago voltou a ser nomeado, desta vez com o seu projeto a solo. Em 2022, recebeu o prémio de Melhor Intérprete na edição desse ano dos Globos de Ouro.
Perfil de Desempenho do Mediador Intercultural
- Colaborar na elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação de diagnósticos de necessidades das comunidades de intervenção (diferentes grupos étnicos e culturais, nomeadamente, comunidades migrantes, comunidades ciganas, entre outras).
- Prestar apoio a outros técnicos/profissionais de intervenção social no estudo e caraterização das comunidades de intervenção.
- Desenvolver ações de intervenção e mediação dirigidas às comunidades de intervenção.
- Promover a educação para a inclusão e o desenvolvimento comunitário das comunidades de intervenção, fomentando a sua participação ativa.
- Facilitar os processos de informação, sensibilização e/ou comunicação entre as comunidades de intervenção e técnicos e/ou profissionais de serviços institucionais.
- Promover o diálogo intercultural, a cooperação positiva e a articulação entre a comunidade e os profissionais de serviços institucionais.
- Facilitar o acesso das comunidades de intervenção aos serviços públicos e privados.
- Estabelecer relações de confiança e de integração grupal e intercultural na operacionalização da intervenção junto dos diferentes intervenientes no processo – entre diferentes grupos étnicos e culturais e serviços públicos e privados.
- Criar, potenciar ou colaborar nas redes de apoio/trabalho com outros intervenientes de entidades competentes.
- Prevenir situações de vulnerabilidade, tensão, risco e/ou conflito na vida quotidiana das comunidades de intervenção.
- Mediar situações de conflito que envolvam as comunidades de intervenção.
- Encaminhar situações de risco e/ou conflito nas comunidades de intervenção, através da mediação e facilitação.
Entidades de Estágio
O IDS estabeleceu vários protocolos com as mais diversas instituições nacionais e internacionais, nas áreas de intervenção social, bem como com empresas e organismos públicos, no sentido de dar resposta à necessidade de locais de estágio de elevada qualidade e exigência.