Normas do PAP
Em que consiste o PAP?
O Projeto de Aptidão Profissional (PAP) é um projeto a desenvolver em contexto escola, tendo a carga horária semanal de dois tempos. Paralelamente, os alunos são convidados também a explorar o projeto nos seus tempos livres e em casa; devem ter em conta as aulas e os temas abordados na Formação Tecnológica; e devem mostrar algumas das competências adquiridas durante o curso.
O projeto é orientado e acompanhado por um ou mais professores orientadores. PAP faz parte integrante da avaliação dos alunos do IDS, sendo a nota obtida uma das principais componentes na classificação final do curso. Os critérios de avaliação do PAP foram definidos pelo Conselho Pedagógico e devem ser apresentados antes do início da execução do projeto. Durante todas as fases do PAP, deverão ser organizados seminários, com periodicidade regular e incluídos no plano curricular, sendo seu principal objetivo a troca de experiências e a discussão de problemas encontrados.
Fases | Data de Conclusão |
---|---|
Introdução ao Projeto | Final do 1.º Período |
Projeto | Fins de maio |
Execução | |
Defesa Oral da PAP | julho |
Descrição das diferentes fases do PAP
Esta fase inicia-se formalmente no início do 3.º ano, através de uma reunião entre os alunos que possuam os pré-requisitos para iniciar o PAP e o Coordenador do Curso.
Nessa reunião serão discutidos os seguintes aspetos:
Informação genérica sobre o PAP;
Levantamento e primeira avaliação das ideias que cada aluno pretende desenvolver no projeto PAP.
Os alunos deverão apresentar por escrito o projeto final de PAP, em que devem incluir os seguintes elementos:
Identificação do projeto e do seu autor;
Identificação do professor proposto como orientador PAP;
Tema/ideia do projeto;
Objetivos gerais;
Enquadramento no plano curricular e projeto profissional do aluno;
Forma de avaliação e apresentação de um relatório final;
Bibliografia;
Recursos necessários para a sua concretização e orçamento final.
Nesta fase, o aluno é acompanhado pelo professor orientador do projeto, em que deve constar uma parte informativa e uma parte avaliativa. Até final de Maio, o aluno deve apresentar o relatório PAP incluindo também um parecer e avaliação do professor orientador. O relatório deverá incluir uma descrição de todo o processo realizado, as principais aprendizagens, as dificuldades e todos os documentos e produtos resultantes do trabalho desenvolvido.
A avaliação PAP deverá decorrer entre julho/setembro, através da defesa pública do relatório pelo aluno, com a duração de 20/30 minutos, face a um júri decidido pela Direção Pedagógica do IDS. Esse júri será constituído pelos seguintes elementos:
Presidente do Conselho Pedagógico;
Coordenador do Curso;
Representante de um sector/empresa associado ao curso;
Professor orientador do projeto.
Para poder haver uma decisão final, o júri precisa de ser formado por, pelo menos, três destes elementos. Apenas se consideram aprovados no PAP os alunos que tenham obtido uma classificação superior a 10 valores.
Normas do Estágio
O estágio faz parte integrante do plano de estudos dos Cursos Profissionais, tendo um contexto parecido ao do perfil do Curso.
O Estágio visa:
Promover a aprendizagem em contexto real, em prática e atitudes de acordo com o curso escolhido;
Desenvolver capacidades que permitam ao aluno integrar-se na vida ativa.
O estágio realiza-se em empresas, em parceria com o IDS, que tenham atividades correspondentes aos cursos existentes na Escola.
Duração do Estágio
O estágio realizar-se-á apenas a seguir à conclusão das unidades modulares do curso e a tempo inteiro.
Acesso ao Estágio
Apenas têm acesso ao estágio os alunos que tiverem concluído com sucesso todos os módulos de todos os anos do curso.
Faltas em Regime de Estágio
A assiduidade do aluno estagiário é controlada através de uma folha de ponto devidamente assinada pelo estagiário e pelo acompanhante de estágio. As faltas dadas pelo estagiário devem ser justificadas ao acompanhante de estágio, devendo as mesmas faltas ser compensadas.
Competências do Aluno
Cumprir o Plano de Estágio designado pelo Coordenador do Curso;
Respeitar as normas de funcionamento da empresa onde cumprir o estágio;
Ser assíduo, pontual e criar boas relações de trabalho;
Participar nas reuniões de acompanhamento.
Avaliação do Estágio
A assiduidade, a pontualidade e a execução de tarefas do aluno estagiário são controladas através de uma folha devidamente assinada pelo estagiário e pelo orientador de estágio.