O ano letivo terminou depois de mais de três meses de ensino à distância, em que a maioria dos alunos e professores estiveram ligados “online”.
Frente a novos desafios, o objetivo foi o de estabelecer um elo entre a rotina pré-pandemia e a nova realidade.
A pandemia provocada pela disseminação do novo coronavírus atingiu em cheio a Educação – e isso é impossível negar. O ensino presencial passou a ser substituído pela virtualidade e a Escola, enquanto instituição, teve de se adaptar ao “novo normal” e de se reinventar e implementar atividades remotas em tempo recorde.
Esta crise sanitária convoca-nos a demonstrar a nossa capacidade inventiva, a nossa singularidade, o nosso potencial.
IDS em ação!
Superámos a falta de computadores na casa dos estudantes com a cedência de 30 máquinas, número que aumentou com oferta solidária da JP-IK, que permitiu aumentar em mais 10 o número de PC a ceder, a título de empréstimo.
O SPO esteve On, durante estes meses, no apoio aos alunos e familiares que recorreram, com regularidade, a este serviço de apoio psicológico.
Apoiámos logo nas primeiras semanas a comunidade, através da confeção de mais de 100 máscaras sociais, que oferecemos à Junta de Freguesia de Carnide.
Criámos no FB um desafio para que professores e alunos escrevessem o que chamámos “Reflexões em tempo de pandemia”.
Mantivemos reuniões semanais para avaliar o processo em curso.
Lançámos aos estudantes dos diferentes cursos o desafio de serem eles a publicitar, na primeira pessoa, os cursos da Escola. Um sucesso, com alguns dos vídeos a atingirem milhares de visualizações. A eles se juntaram professores e “embaixadores dos cursos”, num esforço conjunto para promover o que de melhor o IDS pode proporcionar.
Reforçámos a nossa Comunicação Interna, para que todos (docentes e funcionários) pudessem acompanhar o dia a dia da Escola.
Abrimos a Escola a aulas presenciais, com todos os cuidados estabelecidos pela DGS, aos alunos do 3.º ano, continuando à distância o contacto e as aprendizagens dos estudantes dos 1.º e 2º anos.
Sabemos que foi difícil para Professores, Alunos e Famílias. Mas superámo-nos, todos, e “levámos o barco” tão longe e tão seguro quanto possível.
Terminámos sem os abraços aos que nos deixam para novos desafios escolares e desejos de férias felizes no já tradicional “almoço de fim de ano do IDS”.
Em setembro cá estaremos.
O Plano B está pronto, mas que não venha a ser necessário.
Boas férias e cuidem-se. Assim cuidarão dos outros.
Com Amizade,
Maria Paula Branco
Diretora Executiva do IDS