Sobre o Seminário

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O Instituto para o Desenvolvimento Social (IDS), ancorado numa lógica contínua de trabalho em parceria com os stakeholders internos e externos, vai promover, em maio de 2024, um Seminário de Formação consagrado à “Garantia da Qualidade do Ensino Profissional”.

As temáticas a abordar ao longo da jornada constituem partes de um todo sistémico que a Garantia da Qualidade na Educação e Formação Profissional pretende assumir, segundo a ANQEP-Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, de modo a permitir “o enraizamento de uma cultura de melhoria contínua, que é estratégica para o Sistema Nacional de Qualificações e que seja motor para o reforço da confiança nas modalidades de dupla certificação do Sistema, concorrendo para: (i) a maior atratividade da EFP junto dos jovens e encarregados de educação; (ii) a credibilização do sistema de EFP; (iii) o envolvimento nos processos de garantia da qualidade da oferta de EFP por parte dos empregadores; (iv) a notoriedade da EFP junto da população em geral”.

Com a comunicação e reflexão dos temas deste Seminário,
“Missão, Valores e Propósito – Gestão de uma identidade em contexto escolar”;
“A Qualidade do Ensino Profissional”;
“Sentido e Alcance do Ensino Profissional”;
“A Arte e o Ensino Profissional”;
“Ensino das Profissões – uma visão de proximidade, certificar e qualificar na vulnerabilidade?”; 
“A inteligência Artificial e o seu Impacto”;
“Ensino Profissional: Estigmas e Oportunidades”;
“O Equilíbrio Emocional do Desempenho Profissional”,
o IDS desafia os participantes a um aprofundamento de um projeto alinhado para a educação integral dos alunos, numa matriz global de formação e educação, ancorado numa cultura de melhoria contínua, através da missão e de uma visão estratégica de cada escola, envolvendo os parceiros internos e externos e promovendo as fases do ciclo de qualidade (planeamento, implementação, avaliação e revisão).

Com este Seminário, o IDS pretende uma ampla reflexão sobre os desafios, quer presentes quer futuros, do ensino profissional, partindo de alguns estigmas e problemas para um horizonte de esperança na igualdade de oportunidades de um ensino profissional inclusivo e prospetivo, que garanta uma educação harmoniosa a cada aluno e que potencie as suas capacidades, numa forte ligação aos parceiros da sociedade, tanto nas práticas de formação em contexto de trabalho (FCT) como num diálogo permanente com empregadores.

Iluminados com parcerias nacionais e internacionais, experiências de projetos, de vivências, queremos pensar o rumo para uma cidadania ativa dos vários atores do ensino profissional e o papel da educação para a cidadania na formação de pessoas responsáveis, autónomas, conhecedoras dos direitos e deveres, do respeito pelos outros, pelas suas ideias, construindo uma sociedade livre, tolerante, plural e democrática.

Organização

Localização

Programa

09h00
Acolhimento e Registo dos Participantes
09h30
Abertura
09h35
Missão, Valores e Propósito - gestão de uma identidade em contexto escolar
João Costa & Rita Branco
10h15
A Qualidade do Ensino Profissional
José de Almeida
11h00
Pausa para café
11h15
Sentido e Alcance do Ensino Profissional
Bruno Manuel Santos & Alexandre Oliveira
12h00
A Arte no Ensino Profissional
Constança Azevedo & Paula Nicolau
12h45
Almoço
14h30
Ensino das Profissões – uma visão de proximidade, certificar e qualificar na vulnerabilidade?
Carina Oliveira
15h00
A Inteligência Artificial e o seu Impacto
Luís Caires
15h30
Ensino Profissional: Estigmas & Oportunidades
Joana Teixeira & Maria Caldeira
16h00
Pausa para café
16h15
O Equilíbrio Emocional no Desempenho Profissional
Carlos Hué
17h00
Sessão de Encerramento
Rita Bessa

Promotores

João Costa

João Costa é Professor Catedrático de Linguística na Universidade Nova de Lisboa.

Doutorado em Linguística pela Universidade de Leiden, em 1998, foi investigador visitante no MIT em 1996.

Foi Ministro da Educação de 2022 a 2024, tendo integrado o Governo de Portugal em 2015, sendo Secretário de Estado da Educação até 2019 e Secretário de Estado Adjunto e da Educação entre 2019 e 2022.

Preside ao Comité das Políticas Educativas da OCDE desde janeiro de 2024.

Presidiu ao Governing Board do “Teaching and Language International Survey – TALIS”, foi co-presidentente e membro do Conselho Consultivo do Global Forum “Future of Education and Skills 2030”, at OECD.

Diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas até novembro de 2015, presidiu ao Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanidades da Fundação para a Ciência e Tecnologia até à mesma data.

Integrou o Conselho Científico do Plano Nacional de Leitura, a Comissão Nacional do Instituto Internacional da Língua Portuguesa e o Conselho Consultivo do Instituto Camões.

Foi coordenador do Doutoramento em Linguística da Universidade Nova de Lisboa. Orientou mais de 40 dissertações de Mestrado e Doutoramento e foi Investigador Responsável de vários projetos financiados na área da aquisição e desenvolvimento da linguagem.

Coordenou o programa nacional de formação de professores de português na implementação dos programas desta disciplina em 2009.

Foi presidente da Associação Portuguesa de Linguística entre 2006 e 2008.

Professor convidado em várias universidades do Brasil, em Macau, Espanha, Países Baixos e Itália.
A sua atividade de investigação centra-se nos domínios da sintaxe teórica, aquisição e desenvolvimento da linguagem e linguística educacional, sendo autor de mais de duas centenas de artigos, capítulos de livros e livros.

Rita Branco

1. Diretora de Comunicação, Marketing e Digital do Montepio Associação Mutualista (a maior associação portuguesa), desde Setembro de 2016

Principais Responsabilidades: Definição da estratégia de Comunicação Interna, Externa e Institucional; Definição da estratégia de Marketing; Gestão estratégica das diferentes plataformas eletrónicas/canais quanto à dinâmica, design, usabilidade, experiência, conteúdos e objetivos; Gestão estratégica de projetos na esfera da comunicação interna, externa e institucional; Gestão da relação com stakeholders; Gestão da Marca; Gestão de Marketing Estratégico.

2. Mestre em Ciências da Comunicação – Vertente Comunicação Estratégica, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Pós-Graduada em Comunicação Estratégica e Assessoria Mediática
Licenciada e Pós-Graduada em Relações Internacionais

Vice-Presidente da APCE – Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa, desde 2014

Membro do Conselho Fiscal da APCE de 2006 a 2013

Prémio Comunicadora do Ano 2010 – atribuído pela Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa – APCE (eleição inter pares)

Diplome de Honour 2015 – atribuído pela FEIEA – Federation of European Business Communicators Associations

José Maria de Almeida

É Doutor em Ciências da Educação, na especialidade de Planificação e Administração Escolares (Universidade de Coimbra  –  Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação).

É Mestre em Administração e Gestão Escolar (Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Ciências Humanas).

Possui Pós-Graduação em Direito e as Autarquias (Universidade de Lisboa  – Faculdade de Direito).

Tem desenvolvido atividade profissional como docente no Ensino Superior (Escola Superior de Educação João de Deus (desde 2002); Universidade Católica Portuguesa-Faculdade Ciências Humanas (2010-2018); Universidade do Algarve-Faculdade de Economia (2003-2006), em cursos de Licenciatura, Mestrado e Pós-Graduação. É orientador de Relatórios de Estágio Profissional, Dissertações de Mestrado e de Doutoramento.

É Perito Externo em Agrupamentos de Escolas (TEIP), integrado no projeto SAME da Universidade Católica – Porto e Avaliador Externo da Garantia da Qualidade EQAVET (ANQEP).

Desenvolve atividade científica em Centros de Investigação nas áreas de Planeamento e Organização Escolar, Currículo, Avaliação Educativa, Supervisão Pedagógica e Liderança Educativa.

Tem publicações nacionais e internacionais, em autoria ou coautoria, com algumas dezenas de trabalhos: comunicações, artigos científicos, capítulos de livros e livros publicados.

Formador de professores desde 1993, desenvolve atividade de supervisão organizacional em projetos educacionais do ensino básico e secundário.

Bruno Miguel Santos

Julho de 2023 até ao momento – Subdiretor-Geral – Direção-Geral da Administração e do Emprego Público

Agosto de 2021 até Junho de 2023 – Delegado Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares

Setembro de 2018 até ao Julho de 2021 – Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves (Amadora)

Março de 2021 até ao presente – Membro do Conselho Municipal de Segurança do concelho de Amadora

Setembro de 2018 até ao presente – Membro do Conselho Coordenador da Avaliação – Secção Autónoma – do concelho de Amadora

Julho de 2017 até ao presente – Membro do Conselho Municipal de Educação do Concelho de Amadora

Julho de 2017 até ao presente – Membro da Comissão Pedagógica do Centro de Formação dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Amadora

Julho de 2017 até ao presente – Membro Permanente de Consórcios integrados no Programa Escolhas coordenado pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM, I. P.)

Abril de 2015 até julho de 2017 – Advogado na PRA – Raposo Sá Miranda & Associados RL

2013/2014 a 2014/2015 – Assessor da Diretora do Agrupamento de Escolas D. Dinis (Odivelas)

2006/2007 a 2008/2009 – Vice-Presidente dos Conselhos Executivo e Administrativo do Agrupamento de Escolas Damião de Góis (Lisboa)

2007/2008 – Coordenador do Programa Integrado de Educação e Formação no Agrupamento de Escolas Damião de Góis (Lisboa)

2005/2006 – Coordenador de Estabelecimento da Escola EB1 dos Lóios (Agrupamento de Escolas Damião de Góis (Lisboa)

2004/2005 – Coordenador de Estabelecimento da Escola EB1 de Toledo (Agrupamento de Escolas Ribamar (Lourinhã)

2003/2004 – Subcoordenador de Estabelecimento Escolar da Escola EB1 Bairro da Covina

Alexandre Oliveira

Alexandre Oliveira, com formação em Direito e Ciências da Educação é Especialista em Gestão e Administração Escolar e pós-graduado em Ética e Responsabilidade nas Organizações. Atualmente é Presidente do Conselho Diretivo da Escola Técnica Profissional da Moita, Vice-presidente da Cooperativa Corte Real e vice-presidente da Direção da ANESPO – Associação Nacional de Escolas Profissionais.

Constança Azevedo

Licenciada pelo ISEF (L)

Pós-Graduada em Educação Especial

Mestre em Desenvolvimento Físico e Motor

Coordenadora Pedagógica do Instituto “ALM Pilates”

Presidente da Associação de Professores de Sintra (APS) – Centro de formação e capacitação

Formadora certificada pelo Conselho Científico da Universidade do Minho. Docente de Educação Especial

Paula Nicolau

Licenciada em Geografia

Especializada em Educação Especial

Mestre em Deficiência Mental e Motora

Formadora certificada pelo Conselho Científico da Univ. do  Minho

Doutoranda em Formação de Professores e Supervisão –  Educação Especial – Instituto de Educação – Universidade Lisboa

Carina João Oliveira

Carina João Oliveira é engenheira civil com grau atribuído pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra pré-Bolonha, com uma pós-graduação em Gestão e Liderança pela AESE Business School.

Exerce o cargo de Diretora-Executiva da Insignare, Associação de Ensino e Formação.

Em 2019 foi eleita interpares europeus como Secretária do Comité Executivo do EfVET – European Forum of Technical and Vocational Education and Training, sedeado em Bruxelas, a representante europeia de escolas e empresas de Formação Profissional.

É membro efetivo da Ordem dos Engenheiros, eleita membro da Assembleia Nacional de Representantes para o mandato 2022-2025, tendo no mandato 2019-2022 sido eleita vogal do Colégio Nacional de Engenharia Civil.

Teve grande parte da sua atividade profissional nas Infraestruturas de Portugal, cujo último cargo exercido foi como Gestora da unidade de Estudos e Estratégia no Departamento de Marketing Estratégico.

Exerceu o cargo de Gestora Operacional nas Estradas de Portugal – Leiria, com competências na área da gestão da qualidade de serviço da rede a seu cargo, garantia da operacionalidade da rede de acordo com os níveis de serviço estabelecidos; gestão de conservação corrente; controlo e gestão de equipamentos e máquinas; realização de inspeções de rotina; coordenação das Brigadas de Intervenção; atualização do cadastro de infraestruturas; projeto e fiscalização de inúmeras obras públicas.

Foi deputada efetiva e em exclusividade ao Parlamento português nas XI e XII legislaturas eleita pelo círculo de Santarém, onde esteve como membro efetivo das comissões de Economia e Obras Públicas e Negócios Estrangeiros e Comunidades, bem como em 2 comissões de inquérito, tendo sido nomeada Relatora numa delas.

Foi a coordenadora da área Logística e Transportes do Programa Parlamento-Empresas do FAE (Fórum de Administradores de Empresas), programa sobre o qual foi editado um livro apresentado em Lisboa, 2014.

Conta com prémios e distinções nos cargos por onde passou, sendo reconhecida nacional e internacionalmente por projetos que liderou. Em 2012 foi considerada Personalidade Política do ano pelo jornal O Mirante.

Em 2013 recebeu enquanto coordenadora do grupo de trabalho de Segurança Rodoviária, o prémio nacional de Mobilidade Urbana, pelas alterações promovidas ao Código da Estrada, atribuído pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.

Em 2014 foi agraciada com a medalha de mérito diplomático e de amizade pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros de Taiwan, pela liderança que fez do grupo parlamentar de amizade em Portugal (que ocupou entre 2011-2015).

Já recentemente como Diretora-Executiva viu reconhecido o projeto educativo que liderou, pelos Hospitality Education Awards como “Best Educational Project” em 2020, e em 2021 com a distinção de “Best I&D” na categoria inovação em Turismo.

Foi oradora em inúmeras conferências e seminários técnicos, tanto nacionais como internacionais.

Colabora como colunista com dezenas de artigos de opinião em diversos jornais e revistas, nacionais e europeus.

Luís Caires

Luís Caires é professor catedrático no Instituto Superior Técnico, investigador no INESC-ID, e European Research Area Chair no âmbito do projecto BIG. A sua investigação desenvolve-se nas áreas dos sistemas de software confiável. Foi professor catedrático na Universidade NOVA de Lisboa, e diretor fundador do NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics.

Joana Teixeira

Licenciada em Psicologia pelo ISCTE-IUL

Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores pelo ISCTE-IUL

Pós-graduação em psicologia criminal e em logoterapia

Especialização avançada em intervenção psicológica com crianças e jovens

Formadora certificada.

Inscrita na Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Psicóloga no IDS – instituto para o Desenvolvimento Social.

Presidente da Associação PertenSer 

Formadora na Prevenção Rodoviária Portuguesa 

Maria Caldeira

Presidente da Direção da Associação Internacional para a Aprendizagem Social e Emocional ao Longo da Vida – Be Emotional e Mentora das Jornadas Internacionais do pensamento Emocional.

Pós-Graduada em Administração Escolar pelo ISCTE-IUL; Formadora Certificada- Área e Domínio: “Conceção e Organização de Projetos Educativos” Registo: CCPFC/RFO – 29296/11; Mestre em Supervisão e Orientação Pedagógica pela FCL-UL; Licenciada em Educação Visual e Tecnológica.

Cargos desempenhados ao longo da carreira: Diretora; Subdiretora, Adjunta da Diretora; Assessora Técnico-Pedagógica, Vice-Presidente do Conselho Executivo, Coordenadora de Projectos do Agrupamento de Escolas; Coordenadora do Projecto TEIP; Delegada para a Segurança Escolar; Coordenadora do Plano Tecnológico da Educação; Responsável pelo PAEB e ENEB;Coordenadora de vários Projetos Sócrates-Comenius, Coordenadora de Projectos de Currículos Alternativos, Coordenadora de Projectos de Escola, Coordenadora do Projecto Juventude Cinema e Escola, Coordenadora de Departamento, Coordenadora do Clube Europeu.

Carlos Hué

Licenciado em Pedagogia e em Psicologia pela Universidad Complutense de Madrid. Doutor em Ciências da Educação pela UB. Professor de psicologia e colaborador no el Instituto de Ciências da Educação da Universidade de Zaragoza. Para além disto, há mais de dez anos que trabalha como assessor técnico do Departamento de Educação do Governo de Aragón, pelo que tem uma grande experiência na redação de planos educativos permanente e de formação de professores. É especialista em Inteligência Emocional e dinamiza cursos e palestras sobre esta matéria, especialmente a professores, funcionários e empresários, em diversas universidades. Entre as suas publicações destacam-se “Pensamiento emocional: un método para el desarrollo de la autoestima y el liderazgo”, e “Bienestar docente y pensamiento emocional”.

Rita Bessa

Ana Rita Bessa é licenciada em Economia pela Católica Lisbon School of Business & Economics, com Mestrado em Ciências da Educação pela mesma Universidade e Advanced Management Program no Insead. O seu percurso profissional foi desenvolvido em vários setores e empresas, da Unilever à Mediacapital, passando pela EPIS, ao longo dos últimos 25 anos. Durante seis anos foi Deputada à Assembleia da República, pelo CDS-PP, acompanhando as áreas da Educação, Ciência, Cultura e Saúde. Atualmente é CEO da LeYa, editora em língua portuguesa de edições gerais e de livros escolares, detida pelo grupo holandês Infinitas Learning. Ana Rita Bessa é ainda membro de vários conselhos consultivos, entre outros, do Instituto Mais Liberdade, do Inclusive Community Forum, da Nova SBE e da Revista Brotéria. Tem 50 anos e é mãe de três filhos.

Constante Rodrigues

Moderador do Seminário

Licenciado em Economia pela Católica Lisbon School of Business & Economics.  Desempenha funções como Diretor Técnico, no Centro Social da Musgueira, instituição particular de solidariedade social – IPSS.

Coordena os serviços de tempos livres e apoio escolar da instituição destinados aos jovens e adolescentes, bem como o Gabinete de Apoio a pessoas desempregadas e o Gabinete de Formação Profissional para jovens e adultos de diferentes áreas.

Coordenou e participou em vários projetos de intervenção comunitária e representa a Instituição em vários grupos interinstitucionais de parceria e trabalho em rede.

É membro fundador da Beemotional International

Tem 49 anos e é pai de duas filhas.