Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva

Salvaguardar o direito de cada estudante a uma educação inclusiva que responda às suas potencialidades, expectativas e necessidades no âmbito de um projeto educativo comum e plural

O que é a Equipa Multidisciplinar

Perante a complexidade e a diversidade do mundo contemporâneo, torna-se imperativo formar cidadãos capazes de integrar a sociedade do futuro. Daqui decorrem importantes desafios educacionais. Um dos desafios é a concretização de uma escola inclusiva que permita, de forma efetiva, dar respostas no sentido de possibilitar a todos os estudantes um nível de educação e de formação adequados e, consequentemente, maior qualidade de vida em sociedade.

O IDS orgulha-se em caminhar no sentido desta realidade. A concretização da escola inclusiva implica alterações a nível do processo ensino-aprendizagem, mas requer, também, capacitar a escola com recursos humanos especializados.

Com esta finalidade criámos, este ano, uma equipa multidisciplinar que procurará que o IDS seja um espaço onde todos aprendem, onde ninguém fica para trás, onde todos pertencem.

São seus objetivos

  • Sensibilizar a comunidade educativa para a educação inclusiva
  • Propor as medidas de suporte à aprendizagem a mobilizar
  • Acompanhar, monitorizar e avaliar a aplicação de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão
  • Prestar aconselhamento aos docentes na implementação de práticas pedagógicas inclusivas
  • Elaborar o relatório técnico-pedagógico previsto no artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 54/2018 e, se aplicável, o programa educativo individual e o plano individual de transição previstos, respetivamente, nos artigos 24.º e 25.º da mesma norma
  • Acompanhar o funcionamento do centro de apoio à aprendizagem

Composição da EMAEI

Joana Teixeira | Psicóloga e Coordenadora EMAEI
Carla Rolo | Docente de Educação Especial
Margarida Silva | Docente

equipamultidisciplinar@ids.edu.pt

Downloads Relacionados

[bsk-pdf-manager-pdf id=”19″]
[bsk-pdf-manager-pdf id=”18″]
[bsk-pdf-manager-pdf id=”35″]
Recomendações para uma Educação Inclusiva dirigidas à Comunidade Educativa

A educação só o é se for inclusiva. Ainda que tenhamos consciência plena do desafio avançamos esperançados, porque o caminho faz-se, caminhando!

IDSEquipa Multidisciplinar