Associámos uma das nossas palestras à comemoração do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento, convidando Francisco Neves, Diretor do Departamento de Apoio à Integração e Valorização da Diversidade, do Alto Comissariado para as Migrações, e a cantora e ativista Selma Uamusse.
A sessão teve início com a interpretação da canção HOPE, por Selma Uamusse, com a participação espontânea dos jovens na audiência.
As intervenções focaram-se em pontos comuns: a afirmação da importância de valores como o respeito pela diferença entre culturas, a tolerância, a solidariedade entre os povos, a coesão social, o diálogo e a cooperação no sentido da paz e de uma existência mais plena e harmoniosa, tendo Selma feito uma incursão pelo papel da música como fator de união dos povos,
Os estudantes tiveram oportunidade de assistir e debater a mensagem transmitida através de um vídeo apresentado pelo Dr. Francisco Neves, a respeito do preconceito, das perceções erradas que se criam e dos perigos das generalizações.
Já Selma Uamusse aproveitou o momento para revelar aos jovens muitos dos cantores e ativistas pelos direitos humanos moçambicanos.
Durante um longo período de perguntas e respostas, foi abordado o respeito pela dignidade humana e necessidade de reflexão sobre os valores da diversidade cultural, a fim de aprendermos, todos, a “viver juntos”.