Acontece no IDS

Projeto de Educação Inclusiva

O IDS a SpeechCare e as Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde avançam com projeto ambicioso de educação inclusiva.

Este projeto decorrerá nas ilhas de São Vicente e Santigo, sendo um projeto de educação inclusiva. A iniciativa visa formar cerca de 60 profissionais dos ramos educativo e de saúde na identificação de crianças com dificuldades de aprendizagem e no seu posterior acompanhamento. O curso conta com funcionários de outras organizações da sociedade Ccvil e funcionários dos Ministérios de Educação e de Saúde de Cabo Verde, englobando professores, educadores, auxiliares, psicólogos e coordenadores de ação educativa.

Este projeto nasceu de um apelo feito pelas Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde, no final de 2021, de atender às necessidades educativas especiais de 18 crianças e jovens. A SpeechCare e o IDS entraram em contato com as Aldeias e, logo nas primeiras reuniões, acordaram num projeto mais ambicioso. O objetivo passou a de dar resposta, de forma consistente e com impacto de médio prazo, às necessidades educativas de um número exponencialmente maior de crianças, através do desenvolvimento de um programa especializado e abrangente de formação de profissionais, sob a coordenação de Nicole Agrela, Terapeuta da Fala da SpeechCare e Doutorada em Ciências da Cognição e da Linguagem e de Maria Paula Branco, Professora Especialista e Diretora Executiva do IDS.

As três entidades envolvidas agradecem à Câmara de Comércio do Luxemburgo e Cabo Verde (CCLVC) e ao Tropics Group Lusófono pelo apoio à realização deste projeto. Para mais informações, consulte a página do projeto: https://www.speechcare.pt/speechcaresos

SpeechCare – Fundada em 2008, é composta por uma equipa de 24 terapeutas da fala altamente especializados, trabalhando em contexto escolar em todo o território nacional, e em clínicas em Lisboa e no Porto. Tem protocolos com diversas instituições académicas nacionais e internacionais.

Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde – Têm a seu cargo mais de 200 crianças e jovens em Assomada e São Domingos, gerindo duas Casas de Acolhimento em Santa Cruz e no Tarrafal de Santigo, além de um Centro Social no Mindelo.

IDSProjeto de Educação Inclusiva