Os novos espaços educativo-formativos dotados de Quadros Interativos, potenciam ambientes de aprendizagem inovadores, funcionais e adequados aos processos educativos, contribuindo inequivocamente para a maximização dos resultados dos alunos.
Todavia, o mero investimento em equipamento pode ser infrutífero caso não obtenha paralelo com o investimento na formação de professores. Efetivamente, é indispensável pensar em novas ferramentas pedagógicas que permitam responder às necessidades de atualização constante do conhecimento e uma maior eficiência na pesquisa de informação, no tratamento de dados, na construção de modelos dinâmicos e na comunicação. Assim, torna-se estratégico fomentar, incrementar e implementar, junto do pessoal docente, novas perspetivas pedagógicas sobre a utilização de quadros interativos em contextos pedagógico-didáticos.
Foi nesse sentido que, procurando dar resposta a estas novas e atuais necessidades de formação, se estruturou esta Ação de Formação subordinada à temática “Quadros Interativos… agentes de rutura nas práticas educativas” realizada pelo Dr. Jaime Santos, formador do Centro de Formação Contínua–FOCO, da Escola Superior de Educação João de Deus, que durante uma semana teve lugar, em horário pós-laboral, nas instalações do IDS.
Ver mais fotografias no álbum do facebook