Acontece no IDS

A escola é um espaço de relações

A escola é um espaço de relações. Não só de aprendizagem, mas também de ligações sociais e de afetos. Mas, entre todas elas, é a relação professor-aluno a que mais se destaca. É aquela que, quando cumpre a sua missão, deixa marcas na vida de todos nós. Alunos, docentes e pais.

Não haverá ninguém que não se lembre daquele professor que influenciou as nossas escolhas, que marcou a nossa identidade.

É certo que nem todas as salas de aula e nem todos os professores são a versão real do “Clube dos Poetas Mortos”, mas para quem teve a experiência de dar aulas sabe que o vínculo professor-aluno será talvez um dos maiores desafios no ambiente escolar.

Também um dos mais poderosos. Não há tecnologia que o substitua. É o segredo para o sucesso do aluno, é a chave para a realização profissional do professor. Este regresso às aulas é atípico. Nos rostos, nos espaços, nas pausas e nos percursos definidos desde a entrada da escola até à sala de aula. No entanto, devolve a principal ferramenta das relações entre os homens.

Há, contudo, um caminho a fazer. Para os que optam pelo retorno, porque muitos ficarão retidos em casa pelo medo, é preciso garantir transportes e as condições de segurança prometidas. E estabilidade para que possam continuar o seu percurso académico sem outros sobressaltos e desigualdades.

Este regresso tem ainda uma missão maior. É, sem dúvida, uma rampa de lançamento para o futuro das práticas e dos métodos de ensino.

O fecho das escolas foi considerado pelo primeiro-ministro o momento mais difícil da pandemia. Todos esperamos que a abertura seja também o momento mais marcante e de maior sucesso desta nova fase de desconfinamento, para que a escola cumpra a sua mais nobre função: ser um lugar de encontros e não de distanciamentos.

IDSA escola é um espaço de relações